terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Quando a religião ajuda e quando a religião atrapalha

A crença em qualquer credo religioso é benéfica para aquele que crê e para os outros quando possibilita tolerância, aceitação de outras crenças e credos, e quando contribui para o engrandecimento de própria pessoa.
Qualquer crença é prejudicial quando ocorre o inverso, quando o crente considera que a sua fé é a única verdadeira e todos os outros são considerados como sendo os "infiéis" e muitas vezes são perseguidos e mesmo mortos. A história tem mostrado que sempre que uma religião quer se impor, há morticinio, ou seja, algo que nenhuma religião deveria permitir.
Com a modernidade veio também a possibilidade de optar por ter ou não sua fé, seu credo, seu modo de viver e de assumir para sua vida os princípios de uma crença.
E assim deveria ser, se você pratica uma fé ou participa de algum grupo ou seita, que isso seja feito para seu próprio encontro com algo que você procura e que pode ampliar sua visão de mundo.

3 comentários:

  1. Oi Professora Inês,
    estou preparando algumas palestras que serão transmitidas pelo rádio, aqui no Acre, e estou usando alguns de seus textos do blog. Assim que concluí-las lhe partilho como foi.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho tarefa e quero colar pelo pc mas essa porra não ajudou nada

    ResponderExcluir