quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Por que a nova palavra de ordem é "desafio"?

Vocês já repararam na quantidade de vezes que o termo "desafio" é usado na TV, nos jormais, nas empresas, nas escolas, no dia a dia das pessoas, pelos políticos, nas cúpulas mundiais? Desafios da reportagem, desafios do milênio, desafios do mudança climática, desfios da economia, etc., etc.
Já parou para pensar por que essa palavra está na ordem do dia?
Ela foi importada dos manuais para empresários norte-americanos ("challenge"), se espalhou no meio empresarial como busca de cumprimento de metas, e hoje é usada dando o sentido psicológico de obrigação de chegar lá. Assim, quem não chega lá (seja lá onde for, nos esportes, passar de ano, vencer etapas) é visto como perdedor.
Até mesmo em certas escolas voltadas para "os desafios do futuro", há no currículo uma matéria chamada de "empreendedorismo", que nada mais é do que treinar seu filho, sua filha para ser um futuro empresário, que vence desafios, um vitorioso.
Mas e o resto? Não dá para, na educação, olhar o mundo só por uma fresta de janela. Há outras, como a criatividade, a camaradagem, cultivar valores, um estilo de ser e de pensar mais livre. O vida não é feita só de profissões, nem só de desafios, nem só de treinamento.
Seu filho, sua filha não deve ver só uma árvore, quando há a floresta para ser percorrida, contemplada, explorada.

Um comentário:

  1. Aaaa! Adorei a analogia da arvore e da floresta!
    Desafio agora vai ser ler romances a tarde!
    Amo vc!

    ResponderExcluir