segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Compreensão, cuidado e carinho

No relacionamento familiar há três "cês":
Compreensão: procurar entender o outro, suas razões, seus problemas, analisar as situações que criam conflito e procurar resolver na medida do possível tais problemas. Em seguida dar as suas próprias razões para agir de tal ou tal maneira; há situações que podemos controlar, mas muitas outras que jamais controlaremos e que jamais compreenderemos. É preciso reconhecer isso para haver um melhor relacionamento.
Cuidado: amparar, zelar, tornar o outro seguro é fundamental, em especial no cuidado dos pais com os filhos (as). Quem cuida deve saber que não pode proteger alguém de todos os perigos, mas pode fortalecer aquele que você ama para que ele possa, com confiança, seguir suas metas, seus projetos e protejer a si mesmo. O cuidado deve promover a autonomia do outro e não tornar o outro um eterno dependente.
Carinho: incentivar, estimular, reconhecer os méritos e os defeitos é tão bom ou melhor do que beijos, abraços e afagos. Franqueza e sinceridade, jogo aberto, evita que se precise punir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário