terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O cuidado como essência do homem

Ainda sobre como educar seu filho, sua filha:
Cuidar significa zelar, respeitar, importar-se com a criança, amparar seus passos, entender suas dúvidas e preocupações.
Evitar o excesso de cuidado, cercar a criança com proteção por todos os lados, o que se chama de superproteção, impede que ela reaja, que ela interaja com as situaçoes. A criança superprotegida corre o risco de se tornar um adulto tímido, fraco, com sede de aprovação por parte de todos, em tudo, e o tempo todo.
Já a criança que sofre com o desleixo, o descaso, o abandono, cresce com raiva, com medo, suas reaçoes diante das dificuldades são as piores possíveis: não enfrenta nada, sofre, o mundo para ela é cheio de armadilhas.
Assim, o melhor é sempre o cuidado na medida certa, na hora certa. Cuidado não só quanto à saúde e perigos físicos, mas cuidado quanto ao que a criança sente, como ela pode ser tranquilizada e estimulada, mas não a competir e sim a desenvolver suas potencialidades. A criança bem cuidada, é também aquela que é bem educada, mais segura, mais feliz.
Quanto mais atenção e carinho melhor! Nunca bata, mas repreenda sempre com firmeza, mostre no que ela errou, como deveria agir e por que é melhor assim.

3 comentários:

  1. Como a filosofia pode ajudar na educação dos filhos (as)?

    ResponderExcluir
  2. Ines
    passei aqui hoje! Gostei muito do seu texto! Parabéns! São essas contribuições práticas da filosofia que podem ajudar muito! É a coragem de aplicar a filosofia! Gostei muito mesmo! Parabéns! Tbem fiquei feliz pela publicação de seu trabalho! Deus sempre abre caminhos... Muitas bênçãos!
    Ir M Nilza

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Cuidar, zelar e importar-se..
    Beijocas mamãe!

    ResponderExcluir