domingo, 13 de abril de 2025

Alguém pode explicar o significado de "racismo climático"?

 Desde há muito tempo se discute o Ensino Médio, a reforma que o tornaria eficiente, atrativo, com preparação para o ingresso no Ensino Superior, como formação integral de cidadãos aptos para participação na sociedade, especialmente no mundo do trabalho.

Uma vez mais a interferência justamente do Conselho Nacional de Educação, dá provas de que ajustar o ensino aos movimentos identitários e de valorização das diferenças, contra as representações machistas e eurocêntricas, entre outros objetivos, é mais relevante do que o reforço no aprendizado de disciplinas fundamentais para a formação, para o que se chama, ainda de "educação". Educação compreende habilitação profissional juntamente com a formação pessoal e intelectual, com valores, liberdade de pensamento, espírito crítico, criatividade, capacidade de inovar, de empreender. O mercado de trabalho não é um "bicho papão". A  própria educação é formadora, proporciona experiências diversas, um aluno assim consciente se torna capaz de evitar sectarismo, intolerância, desrespeito


Pauta aprovada por 10 dos 11 conselheiros


Por isso não é absolutamente necessário incluir as tais pautas elaboradas pela resolução do Conselho, por exemplo, a "perspectiva feminina", "superação das dinâmicas que conectam as desigualdades interseccionais relacionadas às posições de classe, gênero e raça, aos marcadores  sociais da deficiência e aos processos de segregação territorial e racismo climático (grifo meu)". Como seria a "construção do conhecimento filosófico" a partir "de grupos historicamente marginalizados"?! Desconheço a contribuição filosófica desses grupos, desconheço quais seriam tais grupos.

Conceitos da novilíngua que assola vários setores da sociedade, que inverte valores, que obriga à adoção de políticas que redundam em efeito contrário ao pretendido, acabam por marcar território onde não deveria haver território algum, que particularizam quando a educação deve primar pela universalização, que pretendem incluir, mas que segregam

Isso tudo ocorre em um momento histórico, social e político que vai em direção à uniformização, ao "siga o chefe", ao conformismo explícito nas redes sociais de ser consumidor, de acatar, de cultuar ídolos, de incentivar o corpo, sua forma, a mulher captada em uma imagem idealizada, magra, rosto liso, lábios proeminentes, seios e lábios mais ainda. Esse deveria ser um tema relevante a ser discutido nas escolas, mas não...

Escolas precárias, professores mal pagos e com carência em sua formação, essa sim deveria ser a pauta do Conselho Nacional de Educação.

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