No diálogo de Platão, "Alcibíades I", Alcibíades aconselha-se com Sócrates a fim de se tornar um bom governante de Atenas, preparar-se para entrar na vida pública, ele é ambicioso, e precisa, segundo o mestre estar preparado, Alcibíades ainda desconhece a noção de justiça. O primeiro passo é conhecer a si mesmo, saber que nada sabe, estar aberto à dúvida, ao diálogo. Merecer a liberdade cabe aos virtuosos, com a ajuda do mestre ele aprenderá o que é ser livre. Se quer cozinhar, precisa aprender, se quer navegar, precisa aprender, é preciso confiança, argumentação, apresentar questões, nunca impor uma solução, uma única visão, capacitar para as interpretações.
A mais nefasta ignorância é a "dos que não sabem mas pensam que sabem" (Platão, in: Alceabíades I).
Cuidar de algo ou de alguém é melhorar, aperfeiçoar, conduzir crianças e jovens para a autonomia, para o autoconhecimento. A educação do jovem para a prática da justiça, sabedoria, compreensão do todo, ser livres, se opõe à doutrinação, pois esta escraviza, é unilateral, deforma, desvirtua.
Vejamos um exemplo recente em "As contribuições teórico-metodológicas de Lênin e Gramsci para a educação contemporânea" (in Revista Percursos, 2024), considerados "pensadores atuais para pensar a crise do capitalismo, lutar contra as forças reacionárias e conservadoras que visam sustentar o sistema imperialista". Lênin morreu em 1924, Gramsci em 1937, ainda assim "atuais"? O ensino deve ser "geral e politécnico", prossegue o autor, "educar para o trabalho, para uma sociedade dirigida pelo proletariado, a cultura de massas, ensinar técnicas de trabalho modernas, ensinar os alunos a se organizarem para transformar e dirigir a sociedade", lições leninistas.
Discurso de Lênin, Revolução 1917
Lições de Gramsci: trabalho, revolução, contra a repressão da classe dirigente, de modo dialético, criativo, formação científico-profissional e sócio política do intelectual orgânico, criação de um "terreno ideológico", reformar consciências, conduzir a sociedade não só pela força, mas pela direção intelectual e moral, baseada na mais moderna filosofia da práxis. Segundo o próprio autor do artigo, o imperialismo é culpado pela migração, ambiente (sic), violência. A educação das classes trabalhadoras deve levar à "fundação de um novo Estado", "construir uma consciência política", "romper com o capitalismo e seus derivados (o trabalho explorado, a devassa do planeta, as desigualdades e injustiças, o racismo, o machismo, o imperialismo e todas as formas de dominação) construir uma sociedade integral civil e política".
Pausa para respirar. Em resumo, seria educar soldadinhos para que eles possam substituir o capitalismo e o imperialismo por uma sociedade integral que livrará o mundo de todos os malefícios acima citados. O ensino técnico sepultará o capitalismo e o imperialismo.
Então, no lugar do capitalismo e do imperialismo surgiria uma nova classe dirigente? Seria a dos trabalhadores, os empregadores seriam varridos do mapa? Nessa sociedade dirigida pelo proletariado, haveria apenas dirigidos, sujeitados ao trabalho, ao ensino técnico? Por quem? Proletários mandando em proletários, modernamente todos eles capacitados para o trabalho...
Note-se que não há nenhuma menção à liberdade, à ascensão social, nem à situação de países que supostamente se livraram do capitalismo, nem que o comunismo tenha sido e seja cruel, responsável por ditaduras, pela opressão, pela censura.
Esse tipo de educação ideológica que vê dois inimigos, capitalismo e imperialismo, leva à abominação de todo um sistema global sem oferecer uma crítica efetiva e coerente. Analisar a realidade, apontar sim injustiças, mostrar que os discursos salvadores só servem para os próprios locutores, que há valores, como o de ser livres e autônomos, que há um sistema produtivo, inovador, um irrefreável avanço tecnológico, e que um dos benefícios da modernidade é a possibilidade de comunicação, de circulação de ideias, de responsabilidade social. Nas sociedades democráticas há debate e confronto de ideias, é possível e salutar denunciar todo tipo de opressão, em especial no caso da educação, a implantação de ensino para "reformar consciências", com palavras de ordem fáceis de digerir retiradas das ideologias de Lênin e Gramsci.
Parabéns. Crítica corajosa, bem fundamentada e verdadeira
ResponderExcluirobrigada!
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